Home >> Colunistas >> Fazenda Colubandê recebe apresentação de folias de Reis que emocionou a todos os presentes

Fazenda Colubandê recebe apresentação de folias de Reis que emocionou a todos os presentes

Folia de Reis em São Gonçalo.
Folia de Reis em São Gonçalo.

A manhã deste domingo, dia 7 de Janeiro de 2018, foi cheia de tradição, cultura e esperança. A celebração aos Santos Reis com a apresentação de folias de Reis na Fazenda Colubandê, emocionou a todos e todas que ali estiveram presente.

“Uma caixa vazia é fácil de se destruir, mas quando ela está cheia fica mais dificil. Que estejamos sempre unidos pra manter nossa história.” essas foram palavras do Sr. Waldecy Macedo, Mestre da folia de reais  Bandeira Estrela Nova do Oriente, e presidente da associação da folia de Reis de São Gonçalo.

“A gente sem alegria não faz nada. Mas com alegria e se o povo apoiar, a gente consegue fazer tudo.” Mestre Fumaça (popular de São Gonçalo)da folia nova Estrela do Oriente.

Estavam todos unidos em um menmo pensamento, em um mesmo propósito. Mostrar a população Gonçalense que a tradição da cultura da folia de Reis resiste, assim como a Fazenda Colubandê e sua história em São Gonçalo.

Entretanto “Nós só iremos valorizar nosso presente se entendemos o nosso passado. Que Deus nos perdoe por tantas crueldades que aqui foram praticadas sobre pessoas inocentes. Para que assim possamos construir algo novo neste lugar, para que assim haja paz e união, para que possamos construir algo, não apenas com aparente mudanças, mas estruturalmente novo.” assim o Diácono da igreja católica ortodoxa nos fez refletir sobre uma parte da história de nossa cidade.

“O que a Fazenda tem vivido é o que a cultura popular tem vivido. Descaso, abandono e desvalorização. Mas nós estamos insistindo e resistindo. A secretaria de cultura e a secretaria de segurança do estado do Rio de Janeiro juntamente com secretaria de cultura de São Gonçalo, estão agindo para uma ocupação Cultural na Fazenda Colubandê. Com recursos da lei de incentivo a cultura, cerca de 908 mil reais estarão sendo investindo nesse projeto que é para a valorização da cultura de São Gonçalo e seus artistas.” – disse Cleise Campos, Ex- Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro e atual chefe do setor de políticas publicas da secretaris estadual de cultura do RJ.

Definitivamente temos muitas riquezas em nossa cidade. Também temos tradição e podemos consiliar com a modernidade, por que tudo isso está presente nas pessoas. Sejam youtubers ou mestres de folia de Reis. Sejam espaços que visam a revolução da cultura digital, seja a Fazenda colubandê. Estamos todos juntos no mesmo lugar. Unidos no mesmo propósito. A valorização do que é nosso, a valorização do que somos e de quem somos. 

Sobre Irene Medeiros

Irene Medeiros

Veja Também

HOMEM É PRESO APÓS MATAR OUTRO A FACADAS DENTRO DE BAR EM NITERÓI

Um homem foi preso na tarde desta segunda-feura (15), em Niterói após matar outro homem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.