Home >> Cotidiano >> São Gonçalo recebe o 1º Fórum Interdisciplinar de Meio Ambiente.

São Gonçalo recebe o 1º Fórum Interdisciplinar de Meio Ambiente.

Nos dias 19 e 20 de junho aconteceu no Shopping Partage, o primeiro 1º Fórum Interdisciplinar de
Meio Ambiente um evento que fez parte da 1ªECO – São Gonçalo promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretária de Educação e com o apoio do corpo técnico da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Diversos pesquisadores, professores, técnicos e profissionais da área se reuniram para debater e expor suas experiências através de estudos de caso e linhas de pesquisas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente.

O evento também contou com a presença do Secretário Municipal da pasta de Meio Ambiente José Rafael de Abreu Magalhães e de representantes de outras entidades públicas como Doutor Adolfo Konder membro do COMPUR (Conselho Municipal de Política Urbana) e o Sr. Paulo Cunho Superintendente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) que apoiaram a iniciativa e foram convidados a compor a mesa de abertura e prestigiar o evento.

Segundo Felipe M. Freire idealizador e coordenador do fórum, o evento foi dividido em quatro eixos temáticos principais; Resíduos Sólidos, Saneamento Ambiental e Saúde, Conservação e Preservação de Áreas Verdes e Educação Ambiental. Esses eixos temáticos foram tratados sob diferentes perspectivas, tais como, problemáticas, inovações tecnológicas, cenário da política nacional e algumas adaptações sugeridas pelos próprios. O evento foi custeado com o auxílio da iniciativa privada sem nenhum ônus para os cofres públicos da prefeitura.

De acordo com Felipe Freire um dos principais motivadores para o engajamento dos palestrantes sem sombra de dúvidas foi o amor pela causa ambiental e a possibilidade de promover debates e apresentar seus projetos como TCC´s – Trabalhos de Conclusão de Curso de Nível Superior, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorados e projetos de sucesso implantados em empreendimentos profissionais que eles  participaram.

Sobre a avaliação do evento e do público presente, ele acredita ter sido um sucesso e bem satisfatório a abrangência de assuntos, pois conseguiu em dois dias reunir diversos grupos da sociedade em um único propósito, multiplicar conhecimento e debater ideias. O evento contou com a presença de mais 200 pessoas diluídas nos dois dias de fórum. Haviam alunos de ensino médio, universitários das redes Públicas Municipais, Estaduais, e Federais como UERJ, UENF, UFF e a UFRJ, alunos de centro acadêmicos particulares como a Anhaguera, Estácio e Universo, ONG´s, profissionais de engenharia, saúde, técnico e analistas de meio ambiente, administradores, pedagogos e representantes de Associações de Moradores.

Ele finaliza dizendo que esse movimento percursor foi, e será muito positivo e com certeza irá gerar frutos importantes para o município seja através de provocações em debates, feiras socioambientais, apresentações, palestras, mostras, workshops, editais municipais de projetos enfim trazer a discussão para problemas ambientais que estão a nossa volta.

Felipe Machado Freire
Estudante de Engenharia Civil na UNIAN
Ciências Biológicas na UERJ
Coordenador do Departamento de Pesquisa e Difusão Técnica – SEMMA/SG

 

Sobre Redação

Veja Também

Confronto com a PM termina com 2 mortos e apreensão de armas e drogas no J. Catarina

Na manhã deste domingo  (14), Policiais Militares do batalhão de São Gonçalo  (7°BPM) realizaram uma ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.